quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ia no metro e lembrei-me disto, mas pelos vistos já alguém chegou lá primeiro!

Como diz o título no outro dia ia no metro e vi um invisual e lembrei-me que seria engraçado criar algum tipo de sistema sensorial que a pessoa "vestisse" e lhe desse algum feedback do ambiente que o rodeia.

A ideia seria colmatar a falta de visão com outro tipo de estímulos sensoriais: sensores iriam "alimentar" um micro-controlador que, por sua vez, iria através de um sistema de apitos ou vibração orientar a pessoa de modo a esta evitar obstáculos.

Mas pelos vistos alguém já fez um sistema assim: http://arduino.cc/blog/2011/02/23/halo-for-the-visually-impaired/

Ainda assim, o facto de a Nokia ser a líder de mercado aí à uns anos, não desmoralizou o Steve Jobs quando este decidiu lançar o primeiro telefone da Apple, um tal de iPhone...que passado uns anos é, agora, o telemóvel por excelência!

Quero com isto dizer que acho que esse sistema aí proposto está muito fixe, mas ainda assim, não podia ser melhor? Não tiveram ideias ao ver o vídeo e não fariam as coisas de outra maneira?

Comentem ;)

4 comentários:

  1. Engraçado que no fundo este sistema substitui a vareta que os cegos usam ou as mãos, no caso da "navegação" dentro de casa. No entanto acho que um dos maiores problemas na mobilidade para os invisuais são os "objectos" do quotidiano como carros e motas paradas nos passeios, carrinhos de bebés, postes, floreiras, esplanadas e toda um enorme panóplia de obstáculos que este sistema penso que não detectaria porque todos os testes deles são com obstáculos à altura da cabeça. No entanto reconheço que é um bom começo! Talvez implementado na zona da cintura ou dos joelhos fosse uma melhoria...

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me do maior obstáculo de todos, as pessoas quando não se desviam...

    ResponderEliminar
  3. E que tal uma web-cam...e algoritmos de visão? O software de visão está cada vez mais desenvolvido, leve e eficaz para este tipo de utilizações.

    ResponderEliminar